Entrevista - Marcio Silva

( Marcio Silva e sua ex cão-guia )
 O post de hoje vem com uma entrevista com esse amigo aí da foto. Ele é blogueiro, twitteiro de plantão, deficiente visual e Adventista. Hoje ele vai contar pra gente aqui um pouco de seus problemas, testemunho e outras coisinhas.




Valdeck: Seu nome
Marcinho Silva diz: Antonio Marcio da Silva
Valdeck: idade
Marcinho Silva diz: 23 anos 
Valdeck: tem essa limitação desde quando?
Marcinho Silva: desde que nasci. nasci prematuro com 6 meses e 15 dias.
Valdeck: tem conhecimento em braile?
se sim desde que idade?
Marcinho Silva: sim, desde os meus 15 anos, quando entrei em uma escola para me afalbetizar.
Valldeck:
Vida espiritual
 Você é Adventista desde o nascimento?
Marcinho Silva: não. sempre fui simpatizante, mas me converti em Maio do ano passado.
Valldeck: Como ficou conhecedor da mensagem Adventista?
Marcinho Silva: Através de um tio meu, que sempre me levava quando eu era criança. Mas após os 12 anos me afastei e raramente ia visitar com os outros 2 tios que já eram cristãos.
Valldeck: O que você tem feito para ajudar os outros jovens que tem a mesma limitação que você?
Marcinho Silva: sempre ajudo no que posso. o pouco conhecimento que tenho em relação a informática e softwares voltados para as pessoas com deficiência visual, procuro passar para cada um amigo que não conhece ou que tem alguma dificuldade a mais que eu.
Além disso, procuro falar do amor de Deus para eles, e apresentar a palavra do Senhor para cada um na medida do possível.
Valldeck: de que maneira você transmite o seu testemunho á esses jovens?
Marcinho Silva: contando o que Deus fez na minha vida, e através de um programa que faço em uma rádio web também. Mas o mais importante: Lendo a Bíblia e apresentando o que Jesus diz para quem o queira o conhecer.
Valldeck: Você encontra dificuldades devido á deficiência visual na Igreja?
Marcinho Silva: Sim, às vezes quando está passando algum vídeo ou alguma coisa que não tenha um áudio explicativo, fico meio perdido, e tenho que ficar perguntando para alguém que está ao meu lado. Mas creio que posso fazer alguma coisa para ajudar a mudar esse quadro. não só para mim, mas para outros deficientes adventistas também.
Valldeck: o que a igreja deveria fazer para ajudar vocês e aos outros que tem alguma limitação
física?
Marcinho Silva: adotar um processo de áudio descrição, onde uma pessoa descreve o que está aparecendo durante as apresentações em vídeo, já estaria ótimo para começar. As outras coisas vão  acontecendo com o passar do tempo, e a  necessidade de cada um.
Valldeck: conte-nos um pouco de seu testemunho
como foi quando você se tornou Adventista
Marcinho Silva: estava em uma fase que estava passando por muitos problemas em minha vida, a ponto de entrar em depressão. Já conhecia a verdade, pois sempre fui ouvinte da Novo tempo. Então indo para a Igreja, chegou um momento que  percebi que a melhor coisa que deveria fazer era tomar uma decisão ao Lado de Cristo, pois já não estava encontrando forças para continuar. no dia 21 de maio de 2011, desci as águas.
Valldeck: Essa com certeza foi sua melhor escolha
Sua família estava presente no dia de seu batismo?
Marcinho Silva: Sem dúvidas. Se eu soubesse tinha aceitado a Cristo há muito tempo antes.
Valldeck: sua família também faz parte da igreja Adventista?
Marcinho Silva: não. só tenho 2 tios e alguns primos. o restante são católicos. e uma tia que faz parte de uma outra denominação.
Valldeck: oremos por eles então
Marcinho Silva: sim, e pela minha namorada também, que ainda não é.
Valldeck:vamos falar agora sobre sua vida e dificuldades?
Marcinho Silva: vamos sim! fique a vontade para perguntar o que quiser.
Valldeck: geralmente pessoas com certas limitações ficam a se lamentar devido a deficiência. Você já lamentou-se, ou até mesmo ficou indignado com Deus por causa da deficiência visual?Por quê?
geralmente pessoas com certas limitações ficam a se lamentar devido a deficiência. Você já lamentou-se, ou até mesmo ficou indignado com Deus por causa da deficiência visual?Por quê?
Marcinho Silva: Isso é uma questão de aceitação. Tem pessoas que quando não aceita a sua deficiência, coloca a culpa em Deus, Mas esquece que ele também sofre quando  estamos passando por alguma dificuldades. Nunca reclamei nem falei algo contra ao Senhor em relação a minha deficiência, pois Como Disse Jesus, lá em joão:  "Ele foi feito para que se manifestasse o poder e a Glória de Deus."
perdoe o erro, alguma dificuldade. corrigindo.
Valldeck: Você já fez o uso do cão guia certo?
Marcinho Silva: sim, usei um durante 3 anos.
Valldeck: Por que não faz mais o uso do cão guia?
Marcinho Silva: Infelizmente tive que voltar para Pernambuco As pressas, e devido ao problema que estava passando não estava psicologicamente bem para levar ele para ficar comigo, pois ainda não sabia onde ia ficar, então para o melhor resolvi deixar com o adestrador que treinou ele desde o começo.
agora fique sabendo que ele já aposentou. Era uma fêmea.
Valldeck: será que não tem chances de voltar á ser sua?
Marcinho Silva: Infelizmente não, porque depois que o cão é aposentado, ele passa a conviver como um outro cão qualquer, e com isso o treinamento deixa de ser eficiente, devido alguns costumes que cão-guia nem um pode ter.
Valldeck: pretende voltar á ter outro cão guia?
Marcinho Silva: Sim, tenho orado para que se for da vontade de Deus, um dia eu possa ter um e assim poder ter mais independência para pregar o evangelho e mostrar que o cão também é uma bênção em minha vida e na de todos que tem esta ajuda técnica.
Valldeck: o custo do treinamento do cão-guia é alto?
Marcinho Silva: Na verdade se torna alto, se levarmos em conta o valor total, pois o cão começa o treinamento a partir dos 3 meses de idade e é entregue ao usuário com 2 anos. então durante este tempo, é gasto de 1200 a 1500 por mês, pois os exames, medicamentos, e um acompanhamento que depende de outros gastos faz com que o valor seja este. Mas no projeto que participei não paguei nada por ele.
Valldeck: qual sua maior dificuldade que você encontra pelas ruas?
Marcinho Silva: uma instituição custeou todo o treinamento e ao final eu ganhei ele.
Valldeck: qual sua maior dificuldade que você encontra pelas ruas?
Marcinho Silva: Calçadas esburacadas, carros parados em lugares impróprios, e pessoas que não se colocam em nosso lugar, são as maiores dificuldades que encontro. Por outro lado, o acesso ao mercado de trabalho, ainda é bem complicado, pois muitos não acreditam em nossa capacidade, e de uma certa forma o preconceito se faz presente, aí não tem jeito. Temos que ser fortes, não podemos desistir.
Valldeck: em quais áreas de trabalho um deficiente visual pode atuar?
Marcinho Silva: ele só não pode ser motorista nem jogador de futebol. Risos! Na verdade em quase todas, desde a área da comunicação como telefonista, até a informática trabalhar com computador, analista de sistemas, eu diria que a maioria, só se for uma área onde ele tenha que depender totalmente da visão e a tecnologia não favorece, aí já fica mais complicado. uma uma parte que gosto muito também, é na produção edição de áudio.
Valldeck: mas existem Jogadores de futebol cegos
Marcinho Silva: Sim, tenho muitos amigos que são. mas me referi diretamente ao goleiro! Que são. então vamos corrigir, foi falha minha. na verdade ele só não pode ser goleiro nem motorista.
Valldeck: já sofreu algum tipo de preconceito devido ser deficiente visual?
Marcinho Silva: Muitos. o preconceito existe em todas as áreas possíveis. na escola, na família, no trabalho, no namoro, etc... pois está dentro de cada um, às vezes a pessoa que está mais próxima é a que tem mais preconceito.
Valldeck: como você se porta diante de tantas piadas de mal gosto?
Marcinho Silva: Na hora até fico um pouco triste pois não é fácil. Mas Levo isso para o lado bom, pois se quem soltou a piada soubesse como eu vivo e quantas alegrias tenho, já mais falaria tal coisa. procuro sempre relevar e fazer de tudo para não me abalar.
Valldeck: você encontra os Audio-BoOks com facilidade?
ou esse é um produto difícil de se encontrar?
Marcinho Silva: infelizmente é muito difícil,  estamos em uma briga muito grande com as editoras, para que elas disponibilizem os seus livros a venda nem que seja digitalizados. Mas ninguém quer fazer pois acha que a gente vai piratear, mas é uma questão que não está relacionada  com a deficiência, mas sim com o caráter de cada pessoa. Graças a Deus  Tenho a Bíblia e a maioria dos livros da Ellen G White para ler.
uma outra questão também, é queles acham que  um livro em áudio vai sair bem menos, pois o mercado da pessoa cega que compra é menor, mas a leitura é um direito de todos, e nós não podemos ficar calados perante a isso.
Valldeck: O que você acha da iniciativa da Casa Publicadora Brasileira em gravar audio-boOks?
Marcinho Silva: é uma ótima ideia, pois mesmo sem conhecer o movimento que fazemos para que isso aconteça, a CPB já faz isso há muito tempo. é uma pena que a mídia não divulga isso. Sem contar nas produções, são muito boas! Ouvi o livro a Grande Esperança e Fiquei encantado.
Valldeck: Em sua consciência humana você acha que essa deficiência tem algum propósito em sua vida?
Marcinho Silva: Sim, falar do amor de Deus para as pessoas, e mostrar que uma deficiência ou limitação, não não impede ninguém de correr atrás e lutar por seus sonhos  e objetivos.
Valldeck: amém
vamos ao jogo de perguntas agora?
Marcinho Silva: Vamos! na hora!
Valldeck: eu vou fazer as perguntas e você vai respondendo o que vier em sua mente
Marcinho Silva: claro!
Valldeck: Família é o que pra você?
Marcinho Silva: o apoio a base de tudo. a educação, a lutar para quebrar as barreiras, começa pela própria família!
perdão, a luta.
Valldeck: Cegueira espiritual
Marcinho Silva: Aquele que interpreta a Bíblia do jeito que quer, não querendo enxergar o que está  presente na mesma. Sem falar os que ouvem o chamado de Cristo e não dão ouvidos, enquanto a porta da Graça ainda está aberta.
Valldeck: Brasil
Marcinho Silva: É um ótimo País. Apesar de tantos problemas, mas tenho orgulho de servir a pátria que pertenço, Pois com Deus  conseguimos vencer.
Valldeck: Cão
Marcinho Silva: é uma ótima ajuda para a pessoa cega, além de nos acompanhar e nos levar para os lugares, se torna um companheiro e tanto, pois fica conosco às 24:00 do dia que o Senhor Deixou. Sempre Digo que Deus Abençoa o cão que tem a função de Guiar uma pessoa com Deficiência e os demais, pois Ele também ama os animais!
Valldeck: Igreja
Marcinho Silva: é o Templo Onde o Senhor Deus está presente, e onde devemos comparecer não só para pedir mas para a gradecer por todas as coisas que acontecem em nossa Vida, "Porque tudo Contribui para o bem dos que amam a Deus."
Valldeck: e por fim Deus
Marcinho Silva diz:
Se não fosse a Misericórdia dele, hoje não estaria concedendo essa entrevista a você. Nosso Deus é maravilhoso, pois em seu infinito amor, enviou o Seu filho para nos proporcionar a Vida eterna ao lado dele!
Valldeck: Deixe uma mensagem aos leitores do blog agora
Marcinho Silva diz:
Que Cada um continue firme Esperando a Volta de Cristo, e que por mais que o caminho Seja tenebroso, Possamos seguir, pois no final Nosso Pai Estará de Braços aberto nos esperando e eu verei todos vocês não com os olhos da fé, mas no perfeito estado que nosso pai sempre quis e desejou!


E essa aí foi a nossa entrevista maravilhosa entrevista com esse precioso rapaz. Entrem no blog dele também  http://www.marcinhosilvaja.blogspot.com/ 
                       [ Brigadoooo ]

Comentários

  1. Muito bom, Márcio!
    Conheço este rapaz e ele é realmente "o cara"! :)
    Sempre foi uma ótima pessoa e sempre teve muita perseverança e força de vontade.
    Com a força de nosso senhor Jesus ele crescerá mais e mais!

    Deixo aqui o link para um vídeo no YouTube com uma reportagem feita pela TV Brasil mostrando um pouco da vida do Márcio (antes de sua conversão). Agora ele é um homem que leva a palavra de nosso Jesus até outras pessoas.
    link para o vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=MDTv8kdttVk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Significado

Paula Chacon

Quem são os Illuminati?